terça-feira, 20 de março de 2012

Preço do suíno cai 18,75% na região

Como um reflexo da tendência nacional, o mercado de suínos na região atualmente é de grande oferta de produtos e preços abaixo do esperado, o que é confirmado pela Cooperativa Regional de Suinocultores em Passos (Coperpassos). De janeiro até agora, o preço do quilo do suíno vivo passou de R$ 3,20 para R$ 2,60, apresentando uma queda de 18,75% que já ameaça a lucratividade dos produtores.
O freio nas exportações associado ao período da quaresma tem deixado os frigoríficos brasileiros com estoques cheios e produtores sem ter com quem negociar seus produtos. Essa fase ruim para o setor teria começado em meados do mês de fevereiro.
Conforme informações obtidas junto à Coperpassos, o período é passageiro e, já em abril, o mercado deve voltar a se aquecer novamente.
“De janeiro até o início de fevereiro foi bom para o comércio de suínos. A baixa só veio acontecer do meio do mês de fevereiro pra cá devido ao embargo da carne suína pelos principais países importadores”, contou um funcionário da cooperativa.
Exportação
As exportações de carne suína no Brasil registraram queda de 4,95% em volume em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, e de 5,02% em receita, informou a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) no início desta semana.
As exportações em fevereiro do Brasil somaram 37,1 mil toneladas, o equivalente a 95,5 milhões de dólares. A principal baixa registrada ocorreu nas vendas para a Argentina, por conta de medidas que restringem a entrada de carne suína no país vizinho, fazendo os embarques recuarem 84,97% em volume e 84,16% em receita, segundo a Abipecs.
Fonte: Folha da Manhã