segunda-feira, 7 de junho de 2010

Produtores aguardam recuperação de estrada

Enquanto a secretaria estadual de Agricultura lança programas de estímulos para dobrar a produção leiteira no Estado do Rio, proprietários rurais e moradores de Matutu, na região de Serrinha, reclamam que estão há mais de quatro anos à espera da recuperação da Estrada do Leite, a principal via que liga a BR 101 Sul à parte do Imbé. O pecuarista Leonardo Motta, afirma que os produtores do local são os únicos do mundo que rezam para não chover.
— Se chover, ninguém consegue transitar pela estrada. Para escoar a produção leiteira, somente de trator ou carroça, pois ninguém consegue passar pela estrada. A associação dos produtores fez um ofício à Prefeitura, pedindo melhorias na estrada e agora estamos esperando, torcendo para que as máquinas cheguem logo — disse Motta.
De acordo informações da assessoria da secretaria municipal de Obras, a Prefeitura está executando um grande cronograma de recuperação das estradas vicinais no município. Na região de Serrinha, estão previstos investimentos para a estrada CA-235, que liga a localidade à BR 101. A secretaria informou também que vai enviar uma equipe para avaliar as condições da estrada, para então começar executar as melhorias.
Leonardo Motta conta que, apesar do nome, Estrada do Leite, a via quase já não utilizada para escoar a produção leiteira. Ele destaca que, devido às péssimas condições da estrada, a maioria dos pecuaristas deixou de investir no leite, optando pela criação do gado de corte. “Não temos condições de entregar o leite. Vamos ver se as obras saem agora no governo de Rosinha”, frisou Motta.