quarta-feira, 14 de julho de 2010

Frigorífico Nutribrás deve iniciar produção ainda este ano

A notícia é muito boa para quem espera por uma oportunidade de emprego no município de Sorriso, ou ainda mudar de atividade.  

 Uma nova indústria deve entrar em funcionamento até o final do ano: o Frigorífico de Suínos Nutribrás.

AS obras de construção da unidade de abate e corte especializado de suínos está em sua reta final. A moderna planta do frigorífico vai custar aproximadamente R$ 28 milhões. Investimento este que já está rendendo postos de trabalho, injeção de recursos na economia local e arrecadação ao município.

Isso porque a Empreiteira que está levantando a obra é sediada em Sorriso e 90% da mão-de-obra utilizada na construção do frigorífico é de moradores de Sorriso. O que deve ser mantido com o frigorífico funcionando, explica o médico veterinário responsável do Frogorífico Nutribrás, Jonas Stefanello.

“De início o Frigorífico Nutribrás vai contratar de forma direta cerca de 300 operários para a linha de produção. Vamos iniciar as atividades com o abate de cerca de 1.000 suínos/dia. A plena carga o frigorífico estará abatendo diariamente 3.000 suínos, neste ponto, o Nutribrás gerará 900 empregos diretos”,salientou Stefanello.

Mas, para trabalhar com carga total o Frigorífico tem ainda um grande desafio pela frente. Fazer com que os produtores de Sorriso e região passem a trabalhar como parceiros do frigorífico, produzindo suínos para atender à demanda da unidade industrial.

“Hoje o Grupo Lucion está se preparando para atender à demanda inicial, até porque muitos produtores estão à espera do início das atividades para entrar no processo”, destaca Jonas e prossegue.

“Para atender à nossa demanda, Sorriso e região terão que dobrar sua produção diária de suínos. E isso vai acarretar o fortalecimento da economia local e regional. Agregando valor ao grão produzido pelos nossos produtores, pois, estarão transformando proteína vegetal e proteína animal”, disse o veterinário.

São aproximadamente 1.300 m² de área construída e um dos mais modernos frigoríficos do Brasil. Sua linha de abate e cortes está entre as mais eficientes do ramo, sendo a única planta existente no estado com estas características.

Para se ter uma idéia, as paredes das câmaras frias, onde os corte serão armazenados até a comercialização têm paredes compostas unicamente de isolantes térmicos, não havendo tijolos, cimento ou qualquer outro elemento em sua construção, à exceção é claro, das colunas de sustentação do prédio.

Situado a cerca de cinco quilômetros da cidade, o Frigorífico Nutribrás é uma empresa genuinamente sorrisense formada pelos grupos Lucion e Prieto (este do estado de São Paulo), sendo o primeiro experiente na produção de matrizes e suínos para abate e o segundo com vasta experiência e sólida atuação no segmento frigorífico.