terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Carnes: PR e SC estão em melhores condições para desenvolvimento dos campos

07/12 
Agências - Nestes últimos sete dias, as chuvas ficaram mais concentradas sobre os estados do Paraná e Santa Catarina, apesar de ter ocorrido chuvas em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e região leste da Bahia. Assim, o nível de água nos solos dos estados do Paraná e Santa Catarina permanece elevado, dando plenas condições à manutenção e desenvolvimento das pastagens. Nas demais regiões de pecuária do Brasil, apenas Minas Gerais e região leste de Goiás apresenta elevados níveis de água no solo, no restante esses valores variam de 20% da máxima capacidade nas regiões nordestinas e extremo oeste de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, até 70% nas regiões sul do Pará, regiões central e norte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, região oeste de São Paulo e Bahia. Nessas regiões, apesar dos solos não estarem em sua plena capacidade hídrica, os pastos continuam se desenvolvendo bem, dando condições à alimentação dos animais. Com isso, observa-se um aumento no ganho de peso desses animais e, consequentemente, uma elevação nos índices de produtividade de carne e leite.

Somente nas regiões de pecuária do Nordeste é que devido ao baixo índice pluviométrico registrado nessas últimas semanas, os pastos continuam bem degradados, onde as taxas de conversão nutricionais ainda são muito baixas, reduzindo a produção de carne e principalmente leite. Já no Rio Grande do Sul, a falta de chuva nos últimos dias piora a situação das pastagens, em especial as nativas, onde os animais já sentem dificuldades no pastoril, obrigando muitos pecuaristas a entrarem com suplementação alimentar. E a tendência é que a situação se agrave ainda mais nos próximos dias, uma vez que não há previsão de chuvas volumosas (acima dos 40 mm) para esses próximos 15 dias.

Desse modo, os animais tratados exclusivamente no regime de pastos irão ter seus índices de produtividade reduzidos, já que os pastos irão se degradar ainda mais. Já no restante do país as chuvas nesses próximos dez dias ficarão mais concentradas sobre a região central do Brasil (Centro-Oeste, Sudeste e Bahia) mantendo os solos com boa capacidade hídrica e, portanto, dando condições favoráveis à manutenção e crescimento das pastagens, o que elevará o ganho de peso dos animais e a produção de leite. As informações partem do boletim Somar de Meteorologia.

(CBL)

Só Notícias