sábado, 9 de julho de 2011

Expô Araçatuba julga 550 animais nelore para o ranking anual


Uma das mais importantes feiras agropecuárias do país, aExpô Araçatuba foi aberta oficialmente na manhã deste sábado (9/7), no Centro de Eventos Agropecuários do Recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, cidade distante 540 quilômetros da capital São Paulo. Em sua 52ª edição, a feira irá julgar 550 animais da raça nelore, que irão compor o ranking Nelore 2011 da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ABCN). Os julgamentos já começaram antes mesmo da abertura da feira. 

De acordo com a organizadora da raça nelore na feira, Daniele Marque de Almeida, até agora já foram julgados 84 animais de quatro categorias de bezerras de oito a doze meses, onde foi selecionada a Campeã Bezerra da Fazenda Jatobá. “O animal é do criador Carlos Ceará, um dos maiores expositores da Expô de Araçatuba”, destaca. Ainda segundo ela, durante os primeiros julgamentos mais uma campeã da categoria se destacou, vinda do Mato Grosso do Sul, do criador Roberto Bavaresco. 

Na sexta-feira (08/08), foram julgados um total de 54 cabeças, e a campeã Novilha menor foi o animal do criador José Roberto Colli e a reservada campeã foi o animal da fazenda Agropecuária Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba. 

O Brasil é hoje o maior exportador de carne bovina do mundo, devido a qualidade genética dos animais, principalmente da raça nelore que possui um grande contingente de animais no país, como explica o juiz responsável pelo julgamento da raça, Luiz Renato Tiveron. “Para o animal ser premiado, o criador primeiramente precisa ter o reconhecimento do seu trabalho, pois quanto melhor e mais produtivo o animal for, maior é sua rentabilidade. Esses animais que se destacam em pistas por serem premiados, vão se reproduzir focando no melhoramento genético de todo rebanho nacional, por isso o pais esta em primeiro lugar na exportação de carne”, afirma. 

Segundo Tiveron, durante o julgamento, são analisadas as características enquadradas no padrão da raça e ascaracterísticas econômicas. “A raça nelore é uma grande produtora de carne e por ser uma raça pura que precisa estar enquadradas nas características da raça, os animais são divididos em categorias por campeonato. O primeiro prêmio de cada categoria volta em um segundo momento, para que ao final seja feita uma competição com os machos e com as fêmeas. Os campeões de cada campeonato se reúnem para o para a grande final, onde será analisado qual o melhor animal da feira”, conclui. Os julgamentos da raça Nelore ainda ocorrem neste sábado (09/07) e o grande vencedor da raça será conhecido no domingo (10/07).