sábado, 9 de julho de 2011

Leilão Brahman na ExpoAgro espera ultrapassar R$ 250 mil

O casamento entre as raças bovinas Nelore e Brahman continua criando boas expectativas entre os principais pecuaristas de todo o território nacional, que asseguram estar nascendo o gado ideal para o Brasil. Pensando no desenvolvimento agropecuário do Norte Fluminense, a Associação dos Criadores de Brahman do Estado do Rio de Janeiro (BrahmanRio) realiza amanhã, a partir das 20h, o 5º Leilão Brahman Rio Campos, no parque de exposições da Fundação Rural de Campos (FRC), durante a 52ª ExpoAgro. A expectativa é ultrapassar R$ 250 mil em negócios.

O leilão, segundo os organizadores, será a oportunidade de criadores apostarem no melhoramento de seus plantéis, investindo em zebuínos que se estabeleceram como ideal para cruzamentos industriais, consequentemente, também se firmando como raça pura. Isso se explica pelo fato de que em pouco mais de 18 anos o Brahman vem crescendo exponencialmente no Brasil e mantendo uma qualidade ele-vada, que chega a impressio-nar quem inicia sua criação. “Não só estudos, mas a própria prática na criação da raça Brahman, que é um zebu mais encorpado e precoce, utilizado no cruzamento com outras raças, não somente o Nelore, resulta em animais com maior velocidade no ganho de peso, o que, certamente, representa lucratividade para o pecuarista. O Brahman possui essas e outras características, além da facilidade na adaptação ao nosso clima”, enfatiza o presidente da BrahmanRio, Aldo Valente.

No 5° Leilão Brahman Rio Campos, serão leiloados 36 lotes, entre reprodutores e matrizes, selecionados de alguns dos melhores plantéis do país, tendo como convidados especiais o Uberbrahman, o Brahman Vile, com o criador Roberto Salgado, e o Brahman Aquidaban, do criatório de Victorio Cabral.