terça-feira, 16 de agosto de 2011

Juiz decreta falência e lacração do Frigorífico IFC

Na última sexta-feira (12/08), o Juiz de Direto da 3ª Vara Cível da Comarca de Jundiaí/SP, Dr. Marco Aurélio Stradiotto de Moraes Ribeiro Sampaio, decretou a falência e lacração do IFC Internacional Food Company, que está em recuperação judicial desde 7 de novembro de 2008.

O advogado que representa o IFC, Sérgio de Paula Emerenciano, disse que foi pego de surpresa com tal ação, já que a companhia vinha cumprindo o que tinha sido acordado no Plano de Recuperação Judicial.

Segundo a decisão do Juiz, "o Administrador Judicial apresentou balancetes, indicando a persistência da situação de desequilíbrio financeiro da recuperanda, com acúmulo de prejuízos, o que poderia inviabilizar o cumprimento do plano de recuperação quando ultrapassado o prazo de carência, então ainda não superado".

Emerenciano comentou que a companhia deve entrar com recurso sobre esta decisão, mas informou que até o momento não tem todas as informações necessárias, já que hoje (15/08) as atividades na Comarca de Jundiaí estão paralisadas devido a um feriado municipal.

Conforme noticiado pelo portal NotíciasNX, de Nova Xavantina/MT, o vereador Manoel José da Silva, o Branquinho, apresentou uma indicação em sessão ordinária da câmara municipal, pedindo ao presidente da câmara João Capelari que nomeie uma comissão de vereadores, juntamente com o prefeito municipal Gercino Caetano Rosa, e alguns empresários local, para se deslocarem até ao interior de São Paulo, onde está sendo julgado a questão do frigorífico IFC.

De acordo com o vereador, o prédio que se encontra se deteriorando, poderia dar vaga a outros frigoríficos que queiram se instalar no município. "Nós sabemos da importância desse patrimônio, é um patrimônio importantíssimo para Nova Xavantina gerar empregos e, com esse patrimônio tão rico, não podemos deixar fechado", disse.

Branquinho ainda ressaltou que a comissão buscará na justiça o pedido de falência do IFC, uma vez que, de acordo com o vereador, com a falência do IFC, vai gerar uma expectativa muito grande com outros frigoríficos para futuras instalações em Nova Xavantina. "A exemplo temos o frigorífico JBS-Friboi que está querendo alugar o prédio do IFC e instalar o frigorífico aqui em nosso município, onde estaremos de imediato, gerando empregos diretos e indiretos", explica o vereador. O vereador disse que não ficará sossegado até conseguir instalar um novo frigorífico em Nova Xavantina.

Branquinho também foi a Brasília e disse ter conseguido dos senadores Pedro Taques e Blairo Maggi o compromisso de que os dois vão lutar para que as demandas judiciais do frigorífico do município sejam resolvidas o mais rápido possível; bem como de fazer um trabalho de logística para que, assim que resolvido a questão judicial, o mesmo seja comprado ou alugado por uma empresa do ramo e volte a funcionar.

"Sentei com o senador Pedro Taques e ele me garantiu que colocará sua equipe jurídica para analisar o processo que está na justiça. Nossa idéia é fazer com que as demandas judiciais sejam aceleradas para que seja decretada a falência do IFC e assim o frigorífico fique numa situação de ser vendido ou alugado", disse Branquinho.

Decretada a falência pela justiça, bens da empresa serão arrolados e prazos serão negociados para quitação das dívidas com produtores, funcionários e fornecedores. Estando nesta situação, o prédio volta à condição de ser vendido ou alugado.

"Resolvido esta situação na justiça, a outra etapa da nossa luta que é articular politicamente para que tenhamos quem aluga ou compre o frigorífico. Para acelerar este processo, sentamos com o senador Blairo Maggi e o mesmo garantiu que irá colocar não só sua influência política no caso como também empresarial para buscar comprador ou quem alugue o prédio para que o frigorífico possa voltar a funcionar e conseqüentemente gerar emprego e renda não só para Nova Xavantina como para a Região, finalizou Branquinho.