quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cencosud compra rede Prezunic, do Rio, por R$ 875 mi

Por AE
São Paulo - Em pouco mais de um ano, a chilena Cencosud mais que dobrou seu tamanho no Brasil. A aquisição da rede carioca de supermercados Prezunic - anunciada ontem, por R$ 875 milhões (US$ 497,1 milhões) - vai acrescentar à varejista mais 31 lojas, que em 2010 faturaram R$ 1,9 bilhão.
Há pouco mais de um ano, quando comprou as 62 unidades da mineira Bretas, com R$ 2,1 bilhões em vendas, o Cencosud tinha 52 lojas e faturava R$ 2,5 bilhões. Hoje, com os dois negócios e sua expansão orgânica, a chilena já chega a 184 supermercados, além de 59 farmácias e 58 lojas de eletrodomésticos.
A compra do Prezunic - sexto maior varejista do País, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - inclui a compra dos ativos da empresa (exceto a propriedade dos imóveis) e transferência de operação do cartão de crédito Prezunic, com 64 mil clientes.
Pelos termos do acordo, dos R$ 875 milhões a serem pagos em cinco anos, serão descontados R$ 189 milhões, referentes a dívida e capital de giro da empresa familiar, capitaneada pela família Cunha, tradicional do varejo carioca.
Esta é a sétima aquisição do Cencosud no País, desde que a rede chegou ao Brasil, em 2007, com a compra da nordestina GBarbosa, que tinha cerca de 20 lojas e custou US$ 430 milhões. De janeiro até agora, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização do Cencosud no Brasil teve crescimento de 5,7%, na comparação com os mesmos meses do ano passado, de acordo com a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.