quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Marfrig faz o primeiro embarque de carne suína do Brasil à China


A Marfrig Alimentos vai fazer o primeiro embarque de carne suína do Brasil para a China no próximo dia 24 de novembro. O mercado chinês à carne suína brasileira foi aberto em abril deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff visitou a China, mas só agora ocorrerá o primeiro embarque.
O início das vendas é visto como um marco pela indústria brasileira diante do grande - e imprevisível - potencial do mercado chinês, maior produtor e também maior consumidor mundial de carne suína. "A China produz e consome 50 milhões de toneladas de carne suína por ano. Importar 1 milhão de toneladas é muito fácil", comemora Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).
Segundo ele, este ano China e Hong Kong juntas devem se tornar o segundo maior importador mundial de carne suína - à frente da Rússia -, com cerca de 700 mil toneladas. O primeiro é o Japão, com 1,2 milhão de toneladas.
Alegando questões estratégicas, a Marfrig não divulga o volume que será embarcado a partir da unidade da Seara, sua controlada, em Itapiranga (SC). Segundo o diretor-geral da Seara, Mayr Bonassi, "o volume não é grande", mas a expectativa é de vendas regulares para a China a partir de agora. A carga terá cortes de pernil, paleta, barriga e copa suína.
Para ele, o negócio é "um passo importante para crescer em volume na China", que tem potencial para se tornar "o maior mercado para a carne suína brasileira em 10 anos". Hoje, Rússia e Hong Kong são os dois principais mercados.
O Brasil também negocia a exportação de miúdos suínos à China. A previsão é de que isso ocorra a partir do primeiro trimestre do ano que vem, segundo Bonassi.
A abertura da China à carne suína do Brasil foi negociada por quase cinco anos. Além da unidade da Seara, a da BRF em Rio Verde (GO) e a da Aurora, em Chapecó (SC), têm habilitação para exportar.
Valor