sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Exportações brasileiras de carne de frango somaram US$ 6,743 bilhões até outubro


Levantamentos da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) indicam que as exportações brasileiras de carne de frango somaram uma receita de US$ 6,743 bilhões entre janeiro e outubro deste ano, o que corresponde a um aumento de 21,1% na comparação com janeiro-outubro de 2010.
Os embarques totalizaram 3,233 milhões de toneladas entre janeiro e outubro, registrando alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram embarcadas 3,184 milhões de toneladas. 
No comparativo mensal (outubro/2011 sobre outubro/2010) houve um crescimento de 17,1% na receita, que chegou a US$ 707,73 milhões, e de 0,7% nos volumes, que totalizaram 335,73 mil toneladas.
O Oriente Médio manteve-se como principal comprador do frango brasileiro, com 1,178 milhão de toneladas entre janeiro e outubro deste ano.  Em segundo lugar, a Ásia importou 932 mil toneladas no período.  Terceira maior importadora, a União Europeia foi responsável por 407 mil toneladas do total de 2011.  No quarto posto, a África totalizou embarques de 383 mil toneladas.  Os países das Américas, na quinta posição, importaram 234 mil toneladas.
Entre os estados exportadores brasileiros, Santa Catarina manteve-se na liderança em outubro, com 98,9 mil toneladas, e receita de US$ 234,1 milhões.  Segundo maior exportador, o Paraná foi responsável por 88,7 mil toneladas, e US$ 179,2 milhões.  O Rio Grande do Sul, no terceiro lugar, exportou 58,9 mil toneladas, com receita de US$ 112,5 milhões.  São Paulo, quarto maior exportador, totalizou 24 mil toneladas, com US$ 49,6 milhões.   No quinto posto, Mato Grosso embarcou 20,8 mil toneladas, com US$ 43 milhões em receita.
Segundo o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, o crescimento da receita nas exportações brasileiras de carne de frango foi favorecido, nas últimas semanas, pela alta do dólar. “Porém, as incertezas do mercado global estão sinalizando para uma diminuição da demanda internacional do produto”, frisou.
Ubabef