quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Carne de frango: tendências de importação pela Arábia Saudita



Carne de frango: tendências de importação pela Arábia Saudita
Campinas, 28 de Novembro de 2012 - Os esforços pelo aumento da produção interna têm sido intensos. Mas projeções efetuadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) sugerem que enquanto o consumo saudita deve aumentar perto de 24% até 2021, o aumento da produção interna não irá além de 21%, situação que deve levar a Arábia Saudita a manter suas importações de carne de frango em constante expansão.

De toda forma, ainda que dados anteriores apontem que em 2012 a Arábia Saudita irá importar 880 mil toneladas de carne de frango, aumentando esse volume em pelo menos 5% no ano que vem, estudos mais recentes sugerem que o volume importado neste ano será inferior ao previsto, devendo decrescer cerca de 4% em 2013, dada a expectativa de um aumento na produção interna.

A propósito, o USDA destaca que o Brasil é o principal fornecedor de carne de frango para a Arábia Saudita, respondendo por cerca de 80% do volume importado pelos sauditas.

Nos 10 primeiros meses de 2012 o Brasil exportou para a Arábia Saudita (seu principal comprador) pouco mais de 516 mil toneladas de carne de frango, volume que sugere embarque anual total da ordem de 620 mil toneladas. Mantida a proporcionalidade citada, de 80%, as importações sauditas ficarão em 775 mil toneladas no corrente exercício.