quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rússia encerra embargo a carne de Mato Grosso

Autor: A Gazeta 

Exportações mato-grossenses de carne bovina para a Rússia estão liberadas após um ano e meio de embargo, conforme noticiado pelo Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia na última sexta-feira (23).Informação foi veiculada após reunião na semana passada entre o chefe do Serviço Veterinário russo, Sergey Dankvert, o embaixador do Brasil para a Federação Russa, a secretária de Saúde Animal e Vegetal e Inspeção e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques.

Suspensão vale para todos os estados brasileiros envolvidos no embargo, que inclui, além de Mato Grosso, o Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, não foi possível confirmar com o secretário nesta segunda-feira (27) se após o último comunicado do governo russo foram realizadas novas reuniões entre os representantes dos dois países. Esclarecimento será feito hoje (28), logo após o desembarque de Marques às 7h30, no Brasil.

Entendimento explicitado pelo governo russo é que a análise preliminar das informações recebidas do governo brasileiro permite tomar uma decisão sobre a retomada das entregas de animais oriundos desses estados e que as vendas podem recomeçar após o estudo dos documentos apresentados, que já foi concluído. Por meio da informação oficial, Dankvert declarou que a admissão de produtos de carne das plantas de processamento desses estados para o mercado russo já foi previamente acordada. Condição exigida é que “todos os lotes de produtos sejam acompanhados de uma declaração de laboratório confirmando a ausência de ractopamina” (substância utilizada em rações industriais e proibida na Rússia, por estimular o crescimento do tecido muscular dos animais).

Conforme informações fornecidas pelo Ministério na época do início do embargo, em 15 de junho de 2011, o veto à exportação para a Rússia envolveu 20 unidades frigoríficas em Mato Grosso, sendo 16 de carne bovina e 4 de carne suína, além de outras 66 no Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com o governo russo, as restrições “temporárias” sobre as entregas de produtos de 85 plantas localizadas nos 3 estados brasileiros foram impostas após as violações das exigências russas e da União Aduaneira Veterinária, detectadas durante inspeção realizada em abril do mesmo ano.

Para compensar a perda nas exportações para a Rússia nesse período, as indústrias mato-grossenses buscaram outros mercados, fortalecendo os embarques para a Venezuela, por exemplo, explicou o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Freitas. Para ele, a retomada do comércio com os russos pode incrementar as exportações de carne mato-grossense em 10% no próximo ano. “Cada um desses mercados é importante por adquirirem produtos diferentes. A Rússia, por exemplo, consome os cortes menos nobres e compra um volume considerável”.