sexta-feira, 25 de junho de 2010

Carne de frango: disponibilidade per capita no semestre pode superar 41 kg

Em março, a oferta registrada no mercado interno (668 mil toneladas) voltou a corresponder a um per capita anual superior a 40 kg.

Campinas, 25 de Junho de 2010 - Há pouco mais de um mês (20 de maio de 2010) o AviSite observou que, consideradas projeções do IBGE estimando para o início de 2010 uma população, no Brasil, da ordem de 196 milhões de habitantes, o volume de carne de frango ofertado internamente em janeiro de 2010 correspondeu a uma disponibilidade anual superior a 45 kg e só inferior à alcançada em novembro de 2008, mês em que o setor enfrentou a combinação de uma alta produção com forte refluxo das exportações (crise econômica mundial).
Aparentemente, de lá para cá as “coisas” melhoraram, como sugere o gráfico abaixo. Mas não muito. Porque - mantido o mesmo raciocínio – depois de um brevíssimo interregno em fevereiro, no mês seguinte, março, a oferta registrada no mercado interno (668 mil toneladas) voltou a corresponder a um per capita anual superior a 40 kg.
A partir daí não se sabe com certeza como essa disponibilidade evoluiu. Mas aceitas as indicações de que

(1) a produção de pintos de corte permanece ao redor dos 500 milhões de cabeças mensais (equivalendo, pois, a um volume de carne de frango de no mínimo 1 milhão de toneladas); e,

(2) as exportações devem fechar este semestre com variação mínima em relação ao mesmo período do ano passado (1,807 milhão de toneladas entre janeiro e junho de 2009)

é forçoso concluir que a oferta interna do quadrimestre março-junho permaneceu com uma disponibilidade equivalente a mais de 40 kg per capita – o que eleva a média do semestre para mais de 41 kg per capita, volume 19% superior ao alcançado no primeiro semestre do ano passado.
Como há um mês, fica a ressalva de que a população brasileira pode, no momento, se encontrar em um patamar inferior àquele projetado pelo IBGE há alguns anos. E se isso for verdadeiro, a disponibilidade per capita atual de carne de frango vem sendo ainda maior que a apontada no gráfico.