quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Frango: relação de preços vivo x abatido repete 2010


Campinas, 4 de Agosto de 2011 - No final de julho, em matéria na qual analisou a relação de preços entre o frango vivo e o abatido no decorrer de 2011, o AviSite observou que no mês o frango abatido vinha registrando os piores resultados do ano (vide “Frango vivo x abatido: relação de preços ainda desfavorável para o abatido”).
De lá para cá, a relação vem melhorando – o que é típico de praticamente todo início de mês – e o processo tende a sofrer aceleração na medida em que a oferta de aves vivas (produção independente e integrada) se encontra bem melhor ajustada ao mercado que em meses anteriores.
Mas, em uma comparação com o que ocorreu no mesmo período do ano passado, o que surpreende é constatar que a relação de preços frango vivo x frango abatido vem sendo praticamente similar à de 2010, especialmente a partir da segunda quinzena de julho.
A questão que fica agora é: vamos ter, em agosto corrente, o mesmo comportamento de 2010 (preço do frango abatido obtendo adicional de quase 45% sobre a cotação do frango vivo)?
A resposta, aqui, parece estar não no setor produtivo, mas no varejo, e ser menos dependente do frango do que do boi. Ou seja: se os preços da carne bovina (e, portanto, do boi) permanecerem em evolução, as chances de recuperação plena dos preços do frango abatido se tornam maiores, propiciando a melhora da relação de preços com a ave viva. Do contrário, a relação continuará nos níveis atuais, pois, pelo menos no momento, a disponibilidade de aves vivas vem sendo escassa.


(AviSite) (Redação)