terça-feira, 2 de agosto de 2011

Proibida venda de carne devido a níveis de radioactividade

Proibida venda de carne devido a níveis de radioactividade
As autoridades japonesas proibiram hoje a venda de carne de vaca na região de Tochigi, a sul de Fukushima, depois de detectar níveis elevados de césio radioactivo, elevando para quatro o número de províncias afectadas pela contaminação.
O ministro porta-voz, Yukio Edano, comunicou a decisão de alargar a proibição a Tochigi, menos de 24 horas depois de anunciar que tinha proibido a venda de carne na zona Iwate (noroeste) devido à radioactividade.
O escândalo da carne contaminada foi conhecido em meados de Julho, quando se detectou que ao mercado tinha chegado carne com elevadas quantidades de césio radioactivo procedentes da aldeia de Minamisoma, perto da central nuclear de Fukushima.
O governo proibiu, na altura, a distribuição de carne daquela província e comprometeu-se a efectuar análises noutras zonas.
Posteriormente, o governo alargou a proibição à região de Miyagi (nordeste) em finais de julho e a Iwate na passada segunda-feira.
As autoridades acreditam que a contaminação da carne possa decorrer da alimentação dos animais com rações cultivadas ou armazenadas ao ar livre e que receberam doses elevadas de radioactividade no início da crise nuclear.
As autoridades nipónicas sublinharam que é necessário comer diariamente carne contaminada durante um ano para existirem consequências para a saúde humana.