terça-feira, 2 de agosto de 2011

Só frango inteiro registra aumento de volume nas vendas externas

Campinas, 2 de Agosto de 2011 - Ainda que tenham apresentado significativo avanço em comparação ao que foi registrado na fase mais difícil da recente crise econômica mundial, as exportações brasileiras de carne de frango continuam a registrar expansão bastante moderada em comparação a períodos anteriores.
Assim, em relação ao que foi embarcado no primeiro semestre de 2008 (período pré-crise), as exportações do primeiro semestre de 2011 (três anos depois) apresentaram crescimento de apenas 4,7%. Contra, por exemplo, 40% de aumento entre o primeiro semestre de 2005 e o mesmo semestre de 2008.
Além disso, porém, a evolução dos quatro diferentes itens exportados vem sendo heterogênea. O carro-chefe das exportações, os cortes de frango, obtiveram, entre 2008 e 2011, expansão de apenas 2,3%. E a carne de frango salgada teve suas exportações reduzidas em quase 25% (neste caso, por conta, também, de medidas protecionistas por parte da União Europeia).
Dessa forma, só aumentaram acima da média os embarques de industrializados de frango (+9,3%, mas com participação pouco significativa nos embarques totais) e, especialmente, os de frango inteiro - +13%, uma demonstração, aliás, de que o mundo continua a buscar alimentos de menor valor agregado.
Em função desse desempenho alterou-se, também, o mix de produtos exportados. Os cortes de frango, que no primeiro semestre de 2008 responderam por 54% do total exportado, agora têm participação de 53%. Industrializados e carne salgada viram sua participação recuar de 10,7% para 9,1%. Ou seja: só aumentou a participação do frango inteiro – de pouco mais de 35% em 2008 para 38% atualmente.


(AviSite) (Redação)