terça-feira, 6 de julho de 2010

Embarque de bovinos para os EUA deve ser retomado nos próximos dias

Agência Estado - Otávio Cançado, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), disse ontem(5) esperar que as exportações de carne bovina processada brasileira para os Estados Unidos sejam retomadas nos próximos dias. De acordo com ele, o diretor do Departamento de Inspeção de Produto de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira da Costa, do Ministério da Agricultura, irá para os Estados Unidos amanhã para se reunir com autoridades americanas e apresentar um plano de ação das empresas brasileiras a fim de retomar o comercio bilateral.

Após a aprovação desse plano pelas autoridades americanas, as vendas do Brasil devem ser retomadas imediatamente, de acordo com Cançado. Ele acrescentou que o Brasil deixou de exportar cerca de US$ 50 milhões durante o mês em que as vendas ficaram suspensas. Cançado salientou que apenas não poderão voltar a exportar as três unidades do frigorífico JBS-Friboi onde foram identificadas irregularidades. O JBS é responsável por aproximadamente 80% da carne processada brasileira exportada para os Estados Unidos. A retomada dos embarques das três unidades dependerá de uma inspeção nos locais, a ser feita pelos técnicos dos Estados Unidos.

De acordo com Francisco Jardim, secretário de Defesa Agropecuária, o plano de ação a ser apresentado nos EUA tem o objetivo de harmonizar as regras entre os dois países. Segundo ele, as unidades brasileiras estavam dentro das regras internacionais, mas violaram normas específicas do mercado americano. "As empresas brasileiras têm de estar atentas a esses detalhes dos mercados consumidores para os quais exportam".

Otávio Cançado e o presidente da União Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Ubabef), Francisco Turra, juntamente com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, estiveram reunidos ontem de manhã com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na sede da Ubabef, em São Paulo. Na ocasião, as entidades apresentaram várias reivindicações a respeito de questões sanitárias, tributárias e de comércio exterior. Esta foi a primeira reunião do ministro com o setor de carnes, desde que assumiu a pasta em abril. Na rápida conversa com jornalistas, Rossi disse que fará o possível para atender os pleitos do setor nos meses que restam de sua gestão, até o fim do ano.