terça-feira, 6 de julho de 2010

Indústria busca acordo para liberar frango

SÃO PAULO - A indústria brasileira de frango tentará fechar com acordo com autoridades da União Europeia (UE) na próxima semana a respeito da mudança na conceituação de carnes frescas (fresh meat) pela UE, que pode prejudicar a exportação de carne de aves para o bloco. O encontro será durante a reunião de cúpula Brasil-UE, em que estará presente o presidente do bloco, José Manuel Durão Barroso, no dia 14.


Se um acordo não for alcançado, o setor de frango deve levar a cabo a ameaça de contestar a nova regra europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC). "A reunião do dia 14 é definitiva para sabermos se a UE, amistosamente, nos dará abertura. Caso contrário, em breve iremos a Genebra contestar", diz Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef). A nova conceituação é válida desde o dia 1º de maio.

Sri Lanka

Segundo o Colombo Page, jornal virtual publicado na capital política do Sri Lanka, o governo local decidiu importar três mil toneladas de carne de frango para fazer frente a um déficit do produto no mercado interno. Conforme o jornal, a despeito dos preços dos alimentos serem controlados, o preço do frango vem registrando forte escalada nos últimos tempos.
Atualmente, o Sri Lanka produz ao redor de nove mil toneladas anuais de carne de frango, enquanto o consumo é pelo menos um terço maior, chegando a 12 mil toneladas.