terça-feira, 10 de agosto de 2010

BNDES: empréstimos concentrados em poucas empresas

BOM DIA BRASIL

O BNDES, que existe para reduzir o custo de financiamento do investimento, está no centro da discussão. Sempre ofereceu dinheiro mais barato, só que agora há questionamento por vários motivos, entre eles, pela concentração.
Na época da crise, a ajuda para capital de giro foi para apenas 14 empresas, sendo que algumas receberam R$ 800 milhões, como no caso da Votorantim. Cinquenta e sete por cento de todo capital do banco foi para 12 companhias. Antes, emprestava dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e recursos que voltavam de empréstimos antigos, agora não, empresta dinheiro do Tesouro, que se financiou a um custo alto. Foram passados R$ 180 bilhões para o BNDES emprestar.
Um dos casos que está gerando muita polêmica é o empréstimo excessivo para o setor de frigorífico. Os empresários fizeram um manifesto em defesa do banco, mas não é o BNDES que está sendo atacado, mas sim, escolhas que a atual direção está fazendo. A ajuda tem ido para poucas empresas, o que tem provocado discussão.


http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/08/10/bndes-emprestimos-concentrados-em-poucas-empresas-314983.asp