sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ministro considera normalizada situação de frigoríficos

A situação dos frigoríficos, que tiveram seus problemas financeiros acentuados em função do impacto da crise financeira internacional, está normalizada, na avaliação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Tanto, segundo ele, que já há até casos registrando falta de bovinos para continuar as atividades. Para driblar a baixa disponibilidade de gado e os elevados preços da arroba do boi gordo no mercado interno, algumas indústrias estão estruturando importações de gado vivo do Paraguai para abastecer unidades de abate no Brasil. Uma das empresas que está avançada na operação, que conta com apoio de pecuaristas brasileiros que possuem fazendas no país vizinho, é a Marfrig.

"Já não há matéria-prima", admitiu Stephanes. "O problema não é para onde mandar o boi", continuou em entrevista ao final desta tarde a jornalistas. Ele citou a matéria da Agência Estado na entrevista explicando que, do ponto de vista técnico e legal, é possível a importação de gado do Paraguai, desde que se respeitem todas as normas para tal, como as relacionadas à sanidade e entrada do animal no País. No caso específico da Marfrig, o ministro salientou que o frigorífico está localizado em uma área de alta vigilância.

Quando o setor começou a apresentar problemas, a maior atenção por parte do Ministério da Agricultura, de acordo com Stephanes, era com a possibilidade de capacidade ociosa, mas havia a projeção de que a oferta e demanda se ajustariam. "A maior preocupação era com os Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, mas sabíamos que poderiam ser problemas localizados. Até os localizados, no entanto, estão se ajustando", avaliou.(AE) Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul Alerta: Mazinho