terça-feira, 20 de julho de 2010

Criadores de gado querem fim da ZAV da febre aftosa no MS

ZAV inclui 12 municípios do sul do MS afetados com a aftosa em 2005, ano em que houve surto da doença

Criadores de gado aproveitam a 39ª Exposição Agropecuária e Industrial de Bela Vista (Expobel) e promovem discussão sobre a hipótese de relaxamento da Zona de Alta Vigilância (ZAV) – região demarcada por causa de altas taxas de febre aftosa registrada em 2005.

As falas foram reforçadas após repassada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Conforme assessoria de imprensa, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro, disse em seu discurso que “a ZAV é hoje o maior entrave da expansão agropecuária da região de fronteira”.

São 12 municípios do Estado incluídos na ZAV. Eles ficam na região sul e sudoeste, na fronteira com o Paraguai, país que teria resultado no surto da doença há cinco anos.

“Precisamos de representação política. Temos 1.323 propriedades rurais no município de Bela Vista, sendo que, 911 delas estão dentro da ZAV, ou seja, 55% do nosso rebanho encontra-se na Zona de Alta Vigilância. A ZAV deveria permanecer por apenas dois anos. Esse prazo já acabou”, completou Loureiro, ainda segundo assessoria.

O superintende Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, falou que “o Ministério da Agricultura estará reunido na próxima semana com a Organização Internacional de Saúde Animal para pedir que ZAV tenha status sanitário igual aos demais municípios do Estado”.

A diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) destacou os fatores positivos da ZAV. Conforme Famasul,ela comentou: “Hoje a ZAV é um ponto de referência para o mundo. O trabalho de controle sanitário desenvolvido aqui é inédito. O sucesso desse trabalho, só foi possível graças ao empenho de todos os criadores da fronteira.”

Eduardo Corrêa Riedel, presidente da Famasul, diz, via assessoria, que o setor agropecuário é um dos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do Brasil. “O País tem ganhado credibilidade no cenário internacional graças à qualidade da nossa produção agropecuária.”