segunda-feira, 19 de julho de 2010

Standard & Poor's eleva notas de risco do frigorífico JBS Friboi

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou os ratings (notas) do frigorífico brasileiro JBS Friboi e sua subsidiária nos EUA, a JBS USA, para "BB", de "B+". Os ratings foram removidos da revisão onde haviam sido colocados no dia 16 de setembro de 2009 para serem elevados. A perspectiva é estável.

Segundo a Standard & Poor's, a elevação reflete o perfil de negócios mais consolidado da empresa, que melhorou para "justo", de "fraco", depois que a JBS adquiriu uma participação de 64% na Pilgrims's Pride Corp. e fundiu-se à Bertin. "Essas aquisições reforçaram a posição da empresa no mercado e sua diversidade de produtos bovinos, suínos e avícolas, e beneficiaram a JBS com economias oriundas da sinergia de escalas e operacionais, além de terem dado à empresa um poder de barganha maior com fornecedores e clientes", disse o analista de crédito da S&P, Marcelo Schwarz.

Ainda de acordo com a agência, os fundamentos do mercado de carnes estão positivos nos EUA, que respondem pela maior parte da receita da JBS. A S&P prevê uma oferta estável no médio prazo, em que os produtores aumentarão sua capacidade com prudência, enquanto a demanda melhora gradualmente. A agência também estima uma tendência favorável para as margens de lucro, tendo em vista os preços atuais de rações para animais.

Mas a S&P alertou de que a JBS enfrenta desafios para integrar-se à Pilgrim's Pride, particularmente porque o setor de produtos avícolas difere bastante das operações existentes de produtos bovinos e suínos. A JBS também está investindo pesadamente para melhorar sua distribuição nos EUA, um projeto que pode melhorar suas margens de lucro no médio prazo, mas gera mais riscos de execução. A S&P disse que o histórico da JBS em aquisições ameniza parcialmente os riscos.