sábado, 18 de setembro de 2010

Walmart lança no RS sistema para rastrear origem da carne vendida

FABRÍCIO BARRETO/WALMART/DIVULGAÇÃO/JC  Cortes da carne da marca Novilho Campeiro já têm selo com código rastreador.

A Walmart Brasil 
apresentou, nesta sexta-feira (27) em Porto Alegre, o projeto-piloto que deve permitir, a longo prazo, a rastreabilidade da carne e de itens da agricultura vendidos em todas as lojas da rede no Brasil.

A marca Novilho Campeiro - que inclui seis cortes nobres para churrasco da própria rede -, entrou no programa Qualidade Selecionada, Origem Garantida, que permite ao cliente acompanhar, no site da empresa, todo o processo da cadeia produtiva por meio de um código de barras disponível nas embalagens. 

De acordo com o site Baguete, a novidade conta com tecnologia da pelotense da área de TI, CheckPlant, e apoio do Mafrig, frigorífico que abate o gado oriundo de 70 fazendas gaúchas que supre as gôndolas do Nacional e de quatro produtores de hortifrutis orgânicos. Através do código de identificação das embalagens, o consumidor pode acessar informações como quem é o fornecedor, a data de abatimento do animal e até mesmo qual a localização da fazenda produtora, com indicação no Google Maps.

O serviço já está disponível em quatro lojas da Capital, Nacional Lucas de Oliveira, Nacional Bela Vista, Nacional Plínio e Nacional Iguatemi. 

A carne classificada como "premium". será produzida inicialmente em oito fazendas gaúchas localizadas nas regiões de Bagé e Dom Pedrito. O objetivo final do programa, porém, é a Amazônia e as largas extensões do Centro-Oeste brasileiro. 

A iniciativa é mais um passo em direção à sustentabilidade na Amazônia, uma das metas estabelecidas pela empresa em 2009 no “Pacto pela Sustentabilidade’, firmado com seus principais fornecedores.