sexta-feira, 15 de julho de 2011

Correção: caem as exportações de frango do Brasil para a Rússia


Campinas, 15 de Julho de 2011 - Ontem (14), ao observar que a Rússia vem importando mais carne de frango do que no ano passado, o AviSite também comentou que no primeiro semestre de 2011 as exportações brasileiras para aquele país registraram expansão comparativamente a 2010.
Não é verdade: na realidade, o volume exportado pelo Brasil para a Rússia nos seis primeiros meses do ano recuou de 48 mil para pouco mais de 43 mil toneladas, o que resulta em uma redução de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
A ressaltar, adicionalmente, que a queda mais sensível ocorreu justamente no mês de junho – quando, a partir do dia 15, entrou em vigor o embargo russo sobre as empresas de três estados brasileiros. No período, o volume embarcado caiu a menos da metade do que havia sido exportado no mesmo mês do ano passado, resultado que refuta a hipótese de que houve antecipação dos embarques na primeira quinzena do mês.
Note-se, de toda forma, que a redução dos embarques, neste ano, não ficou restrita ao mês de junho: foi observada também em janeiro e em maio. Neste último mês, aliás, o total embarcado já havia sido o segundo menor do ano.
Em decorrência dos recuos registrados e uma vez que o preço médio do produto permaneceu praticamente estável – incremento de pouco mais de meio por cento em relação à média registrada nos seis primeiros meses do ano passado – a receita cambial proporcionada pelas exportações de carne de frango à Rússia apresentou queda de cerca de 10% sobre idêntico semestre de 2010.
A informação equivocada já foi retirada da notícia original publicada na quarta-feira, 14.




(AviSite) (Redação)