quarta-feira, 13 de julho de 2011

McDonald´s contesta estudo e diz que Big Mac é igual no mundo todo

Pesquisa foi realizada por professores de Piracicaba e traz aspectos locais do lanche

13/07/2011 - 10:07

O McDonald’s contestou o estudo realizado por pesquisadores de Piracicaba, que afirmaram que o lanche Big Mac não é o mesmo em todos os lugares do mundo, conforme "reza a lenda". Segundo a empresa, é exigido um padrão de qualidade dos fornecedores e isso garante o mesmo sabor do lanche ao redor do globo.

A pesquisa encabeçada pelo professor Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da USP, teve como intuito investigar as peculiaridades do sanduíche nos países em que ele é comercializado. “Nunca antes na humanidade houve 120 países consumindo a mesma receita”, conta o professor, justificando o interesse pelo tema.

Por uma questão de otimização de custos, as carnes para os sanduíches são adquiridas na região em que o hamburguer será comercializado e isso já traz um aspecto local ao Big Mac, diz Martinelli.
“O sabor da carne varia conforme a alimentação do rebanho. E isso o Mc Donalds não tem como controlar. Os animais dos Estados Unidos, por exemplo, se alimentam mais de milho e, por isso, a carne tem um sabor mais adocicado que nos outros lugares”, diz.

Na nota divulgada pela assessoria de imprensa, a rede afirma que, “por mais que existam diversos fornecedores no mundo, todos seguem os targets (normas de padronização de qualidade mundial) da corporação”. A nota conclui: “É por isso, e não por outro motivo, que o McDonald’s pode afirmar que o Big Mac é o mesmo em qualquer restaurante do mundo, inclusive com o mesmo sabor”.

Neste aspecto, o responsável pela pesquisa, que durou três anos, afirma que não há o que contestar sobre a padronização de qualidade do restaurante. E ele até admite que o sabor possa ser semelhante em diferentes países. Para Martinelli, a carne é que possui um sabor diferente. E ele argumenta ironizando:

“Eu desafio qualquer pessoa do mundo a sentir o sabor da carne no meio do Big Mac com aquele monte de coisa junta: alface, molho, picles, queijo...”. Ele explica que o intuito da pesquisa não foi entrar no mérito de sabor, mas sim, dos aspectos locais que o sanduíche agrega, apesar da sua abrangência global.