terça-feira, 12 de julho de 2011

Embargo russo à carne brasileira causa perdas para produtores gaúchos

Expectativa do setor é de que governo da Rússia decida sobre a reabertura ou não do mercado de carnes ainda no mês de julho.
Embargo russo à carne brasileira causa perdas para produtores gaúchos thumbnail
Prestes a completar um mês em vigor, o embargo russo à carne brasileira segue afetando as exportações gaúchas, principalmente o setores da suíno e bovinocultura.
Cerca de 20% do produto deixou de ser exportado à Rússia nas últimas três semanas, segundo o Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados do Rio Grande do Sul. Esse número equivale a 400 mil dólares que deixaram de ser faturados pelas empresas.
No entanto, segundo o diretor Zilmar Mouzalle, os produtores gaúchos estão otimistas com relação ao desfecho do impasse com a Rússia. Segundo o Ministério da Agricultura, o governo russo deve decidir sobre a reabertura ou não do mercado de carnes ainda este mês.
O embargo afeta também, mas em menor número, os produtores de frango do estado. As exportações de produtos avícolas para o mercado russo caíram cerca de 3%, segundo o diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura, José Eduardo dos Santos. Mas segundo ele, há alternativas para evitar prejuízos, como estender as relações com outras opções de mercado.
A decisão sobre o embargo russo à carne brasileira produzida nos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul deve sair até o final do mês de julho. Em 15 de junho, a Rússia proibiu as importações de carne de 89 empresas do Brasil.
Informações de BandRS
FOTO: ilustrativa / pedlowski