segunda-feira, 28 de junho de 2010

Espanhóis visitam Brasil e alertam para importação de carne suína à Rússia

Segundo produtor Ignacio Sanchiz, brasileiros precisam de mais garantias de mercado


A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), junto à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDA) do Mapa, receberam, ao longo dessa semana, uma equipe de produtores espanhóis liderados por Ignacio Sanchiz, veterinário e dono do maior plantel de suínos da Espanha, com mais de 11 mil matrizes.
O grupo conheceu o sistema de produção na granja Miunça, do Conselheiro de Mercado da ABCS, Rubens Valentini. Eles também estiveram na Agropecupéria Pinesso e na cooperativa de São Gabriel do Oeste, ambas no Mato Grosso do Sul.
Diante da produção de mais de 2.400 matrizes na granja Miunça, os espanhóis se admiraram com a simplicidade das instalações e também do baixo custo de manutenção da granja, quando comparado aos modelos europeus, em que os animais são mantidos em ambiente com temperatura controlada, totalmente fechados e sem contato com o ambiente exterior.
– Somente em energia, gastamos mais de 7 mil euros por mês - contou Ignacio. Ainda sobre produção, o espanhol também comentou sobre os índices de produtividade das granjas visitadas que, apesar de diferentes condições de estruturas, são muito próximos dos índices espanhóis. Para Rubens Valentini, as condições atuais permitem aos animais, mesmo confinados, uma qualidade de bem-estar superior àquela encontrada nos modelos europeus.
Em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDA) do Mapa, Marcio Portocarrero, e com o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, Sanchiz fez um alerta para o quadro de concentração em direção a um único grande país como importador de carne suína, a Rússia.
– Na minha visão, o Brasil precisa ter mais garantias de mercado. Tenho certeza que encontrarão essa segurança comercializando para vocês mesmos – finalizou Sanchiz, ressaltando o mercado doméstico.