segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rússia suspende embargo ao frango norte-americano

o documento assinado prevê a retomada, pelos russos, da importação de frango dos EUA “não tratado com cloro.

Campinas, 28 de Junho de 2010 - Reunidos na última quinta-feira em Washington, os presidentes dos EUA e da Rússia, Barack Obama e Dmitry Medvedev assinaram acordo que põe fim ao embargo – próximo de completar seis meses – que as autoridades sanitárias russas vinham impondo ao frango de origem norte-americana.


No acordo prevaleceu, aparentemente, a vontade russa. Porque o documento assinado prevê a retomada, pelos russos, da importação de frango dos EUA “não tratado com cloro”, listando-se três alternativas aceitáveis no tratamento das carcaças para a redução de patógenos: cloreto de cetilpiridínio (principal componente da fórmula do Cepacol), peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e ácido peroxiacético.

Aparentemente, também, não restava aos EUA outra saída senão ceder às exigências russas. Pois, afinal, as compras de frango do principal importador do produto caíram de forma aguda neste ano.

Para dar melhor idéia do recuo observado basta citar que enquanto no primeiro quadrimestre de 2008 e 2009 os russos importaram, em média, 70 mil toneladas e 52 mil toneladas, respectivamente, em 2010 essa média recuou para 8,5 mil toneladas.

Ou – como mostra o gráfico abaixo, baseado em informações do USDA – em março e abril (último dado disponível) as compras de frango russas foram simplesmente zeradas.