segunda-feira, 28 de junho de 2010

Governo aguarda liberação dos EUA para voltar a exportar carne

Brasília - O governo brasileiro aguarda o "sim" dos Estados Unidos para retomar a exportação de carne brasileira. As vendas foram suspensas no dia 27 de maio, a pedido do Ministério da Agricultura, como medida preventiva depois que um problema foi detectado em um lote de carne processada pelo JBS.
A resposta é aguardada para o início do próximo mês pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim. Isso porque a missão que foi aos EUA para discutir a metodologia aplicada no país na análise de carne retorna no dia 30. "Já pedimos a liberação, mas ainda não temos uma resposta", disse à Agência Estado.Jardim evitou comentar sobre um possível adiamento da posição americana depois que um segundo problema na exportação de um lote da JBS foi detectado, conforme divulgou um jornal hoje. "Não recebemos ainda uma informação oficial sobre esse assunto", disse. Essa também foi a versão da assessoria de imprensa da Pasta, que acrescentou que "medidas cabíveis serão tomadas assim que o Ministério for oficialmente informado" da situação.
Em nota enviada nesta sexta-feira, 25, à imprensa, a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) salientou que a inconformidade em lotes do produto não significa que toda a carne brasileira exportada para os Estados Unidos está imprópria para o consumo. "Desde que foi detectado o problema, a Abiec tem trabalhado em estreita parceria com o Ministério da Agricultura para prestar todas as informações necessárias e correlacionadas a esse evento pontual", trouxe a nota. "A Abiec está ao lado do Ministério e acredita no sucesso da ação do governo federal."O problema dos lotes foi a presença de Ivermectina (substância usada para controle de parasitas) acima do limite estabelecido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. "Acreditamos que ocorrências isoladas, que logo serão amplamente esclarecidas, não afetarão a imagem do setor", disse a Abiec.