terça-feira, 21 de setembro de 2010

China está a produzir porcos clonados

Com uma estimativa de aumento populacional de até 1,44 mil milhões de pessoas até 2030, segundo o Banco Mundial, a China está à procura de tecnologia de ponta que possa garantir alimentos com mais qualidade.
O grupo da geneticista chinesa Du Yutao, do Instituto de Genoma de Pequim, está a clonar porcos em laboratório, a partir de uma criação mantida numa fazenda tradicional.
Os cientistas removem o DNA da pele que cobre as orelhas dos animais, para então transferi-lo ao núcleo de células somáticas - método conhecido como clonagem terapêutica. Posteriormente, os embriões são implantados em porcas.“Agora importamos javalis da Dinamarca e dos Estados Unidos. Esses animais são mais caros para serem comprados e transportados, além de serem susceptíveis a vários tipos de doença, durante o trajecto”, diz a geneticista. “Com esta tecnologia, podemos importar um pequeno número de porcos e criá-los em massa na China”, acrescentou.Especialistas internacionais acreditam que a China pode ocupar um papel fundamental na promoção e aceitação da produção de animais clonados, e até mesmo os transgênicos - ou geneticamente modificados.O pesquisador suíço Ingo Potrykus, que desenvolveu o cereal transgênico - também conhecido como arroz dourado, produto geneticamente alterado para produzir maior quantidade de betacaroteno, precursor da vitamina A - também é da mesma opinião.
“Para revolucionar a regulamentação, é necessário uma nação líder que seja política e economicamente independente da histeria do Ocidente sobre os organismos geneticamente modificados (GMO)”, comentou por e-mail.

Jornal de Angola - Luanda