sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Frigoríficos sofrem com a estação seca

A estação seca, além dos danos que provoca à saúde, tem afetado significativamente a pecuária de Uberaba e região. As pastagens não têm mais condições para sustentar os animais e, com isso, os pecuaristas optam pelo tratamento do gado em confinamento, o que lhes sai mais caro e, consequentemente, influencia na oferta dos frigoríficos.
De acordo com o diretor do frigorífico Boi Bravo, Romeu Costa Telles, a seca causa a diminuição da procura pelo gado criado no pasto, uma vez que este não possui mais a mesma qualidade em relação aos meses em que o clima está ameno.
“Muitos frigoríficos em todo o Brasil sofrem com a falta da oferta de gado. Aqui na cidade, apesar de ser uma região promissora para a pecuária, também estamos sofrendo os reflexos do tempo. Inclusive até a cana-de-açúcar tem sofrido com a estação”.
Segundo Romeu Costa, o abate nos frigoríficos tem diminuído de forma assustadora nos últimos dias. “Os pecuaristas que optam pelo tratamento do gado em confinamento acabam tendo que gastar mais, enquanto os comerciantes não têm condições para estar comprando este tipo de carne”.
Para o diretor do frigorífico Boi Bravo, somente dois meses depois da volta das chuvas é que a oferta dos frigoríficos deve se normalizar. (RV)