quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pecuária de Corte: Abates no Mato Grosso caem 3,7% em agosto.


A redução no abate de fêmeas é a maior do ano.



Dados divulgados pelo Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária mostram que em agosto o número de abates no Mato Grosso sofreu uma retração de 3,73% na comparação com o mês anterior. Foram abatidas 358 mil cabeças a menos que as 371,9 mil registradas em julho.
Do volume total abatido em agosto, 255,97 mil cabeças são de machos, pequeno recuo de 0,8% na comparação com julho. Já as fêmeas tiveram o menor desempenho do ano, com 102,03 mil cabeças abatidas no mês, queda de 10,49% na mesma comparação.
De acordo com Otávio Celidonio, superintendente do Imea, o recuo dos abates no mês é natural. "Nesta época, por conta da estiagem, a oferta de gado é menor", declarou . Celidonio lembrou também que este ano Mato Grosso realizou o abate antecipado. "Quanto maior a seca do ano, mais os pecuaristas antecipam o abate do gado", disse.
No acumulado de janeiro a agosto, o Estado obteve aumento no abate de 8,73% com 2,98 milhões de cabeças, quando comparado com 2009. "Depois de dois anos atípicos, por conta de uma crise de demanda e crédito, neste ano parece que vamos ter dois períodos bem determinados de safra e entressafra", concluiu.
Fonte: Imea