quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Família Mondelli profissionaliza a empresa e nomeia novo presidente


Desafios enfrentados, como a crise econômica de 2008 resultaram na implantação de um novo modelo de gestão por especialista


Depois de passar por inúmeros desafios desde 2005 - com a disseminação de casos de febre aftosa que resultaram em numeroso abate de bovinos em vários Estados do Brasil -, passando pelos reflexos da crise econômica mundial de 2008, os sócios do Frigorífico Mondelli decidiram alterar a gestão dos negócios e investir na profissionalização da estrutura da empresa implantando o modelo de governança corporativa. A fase de reestruturação está sendo oficialmente implantada nesta semana, comandada pelo agora diretor-presidente do frigorífico, Satoshi Fukuura.

Com passagens por grandes empresas como Credicard, Sistema Financeiro Bandeirantes e Grupo NP, além de ter em seu currículo a recuperação de várias empresas familiares, Fukuura tem entre suas metas afinar a atuação do novo Conselho Administrativo e de Agropecuária, profissionalizar os negócios, adequar o trabalho da empresa aos novos hábitos do consumidor e fortalecer sua ligação com a comunidade local.

“Nós vamos atuar para o fortalecimento da marca, preparando a empresa para um planejamento sustentável. Eu estou em Bauru há apenas três semanas, e quando completar o segundo mês do trabalho iniciado na empresa, vou apresentar aos sócios um planejamento estratégico que será seguido para que o Mondelli continue crescendo e, futuramente, amplie sua atuação no mercado”, destaca Fukuura, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ao lado dele, a nova diretoria executiva da empresa inclui o administrador de empresas Roberval Neres Santos (que foi executivo da Perdigão durante 23 anos) como diretor administrativo comercial, o economista Luiz Carlos de Souza Reis como diretor financeiro e o médico veterinário Gustavo Tabare Goyen Normey como diretor industrial.

“São todos profissionais experientes no mercado e qualificados para participar da implantação deste novo modelo de gestão”, acrescenta o diretor-presidente.

Também faz parte das mudanças uma reestruturação societária. Dos seis núcleos familiares que participavam da administração da empresa, ficaram quatro. Dessa forma, passam a fazer parte do Conselho Administrativo os sócios Constantino, Antônio, José e Braz Mondelli.




‘Novo mercado’


“O mercado se tornou muito complexo em todos os segmentos. Então, a forma de conduzir a empresa precisou mudar. Junto com a mudança na organização societária, a reestruturação da força de trabalho está entre os principais focos desse plano que está sendo desenvolvido agora. Sai de cena a gestão familiar para que a empresa possa ser profissionalizada”, diz Fukuura.

Em entrevista concedida ontem à reportagem do Jornal da Cidade, Constantino Mondelli fez questão de ressaltar que não existe, nem “nunca houve”, a intenção da empresa fechar as portas ou sair de Bauru.

O diretor-presidente frisou ainda que as turbulências pelas quais passou o setor evidenciaram aos sócios do frigorífico a necessidade de mudar a gestão dos negócios, o que incluiu a adequação do número de trabalhadores ao volume de negócios. Atualmente a empresa conta com 650 funcionários.





____________________


Histórico


A atuação da tradicional família Mondelli no ramo alimentício vem desde 1935, quando o fundador da empresa adquiriu uma fábrica de miúdos bovinos e, posteriormente, uma fábrica de linguiças. Em 1957 foi criado o Frigorífico Vangélio Mondelli Ltda, já como matadouro e frigorífico capacitado para o abate e manuseio de bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Em 1975 o Mondelli efetuou o registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF).

Os negócios evoluíram até que, em 1986, foi obtida a certificação para exportação e introdução dos produtos no mercado internacional. Em 1993 o frigorífico inaugurou sua linha de produtos industrializados e embutidos, agregando maior valor à sua produção e ampliando sua participação no mercado. Em 2004 a empresa ampliou a capacidade produtiva de carnes in natura e produtos industrializados.

A partir de 2008, passou a enfrentar desafios decorrentes da crise econômica mundial e de mudanças no mercado, o que culminou, recentemente, com o processo de reestruturação pelo qual passa o Frigorífico Mondelli no momento.



____________________


Meta é voltar a crescer com a nova gestão


Questionado sobre as alegadas turbulências que atingiram a empresa, o atual diretor-presidente, Satoshi Fukuura, voltou a destacar os problemas desencadeados em 2005 com a febre aftosa, a crise econômica de 2008 que incluiu restrições à liberação de crédito - e que, segundo ele, resultou na diminuição drástica das exportações de carne bovina in natura no País devido à redução dos contratos com a União Européia (UE,) decorrente de problemas com a rastreabilidade do gado - e o câmbio desfavorável para vendas externas.

Contudo, garantiu que o Frigorífico Mondelli continua atuando tanto no mercado interno quanto no externo, mantendo as relações e o embarque de carnes para os 32 países que já eram clientes da empresa bauruense antes dos problemas começarem. Entre eles destacam-se Arábia Saudita, Filipinas, Irã, Egito, Cingapura, Norte da África, Ásia e vários países da Europa.

“Passados alguns processos de ajuste, como a adequação do tamanho da empresa ao seu volume de negócios e a reestruturação societária, agora a ideia é aumentar a produção e as vendas e voltar a crescer, porém com os fundamentos da empresa mais fortes”, ressalta Fukuura. Também faz parte da nova filosofia da empresa o investimento em ações sociais junto à comunidade local.

O processo de implantação do novo modelo de governança corporativa no Frigorífico Mondelli também contou com o trabalho de grandes companhias especializadas, como a Faldini Consultoria Familiar, BKGB Sociedade de Advogados Empresariais e BDO Brazil Auditores Independentes. 
 
Patrícia Zamboni