terça-feira, 30 de novembro de 2010

Carnes para Argélia

O hipermercado Uno, aberto há seis meses em Argel, capital da Argélia, quer ampliar a pauta de importações do Brasil. Pertencente ao grupo argelino Cevital, que já importa produtos brasileiros como frutas, café, açúcar e suco de laranja, pretende agora comprar carnes e produtos lácteos do país.


“Eles estão bastante interessados nos produtos brasileiros porque o grupo Cevital pretende abrir mais dois hipermercados até 2012. A meta deles é crescer e se tornar o primeiro distribuidor argelino”, disse Fábio Ottaiano, analista de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está em Argel como integrante de missão comercial promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento (Mapa) a três países árabes.

De acordo com Ottaiano, algumas empresas brasileira integrantes da missão, como o frigorífico paranaense Mafripar, iniciaram contatos que podem gerar novos negócios futuramente. “A Argélia tem um plano de crescimento e modernização de varejo muito grande. O varejo local é muito fragmentado e formado por pequenos comerciantes. Agora, com o aparecimento dos primeiros hipermercados, a tendência é crescer em poucos anos”, afirmou o analista.

Nesta segunda-feira (29), o grupo participou de uma rodada de negócios promovida em parceria com a Embaixada do Brasil em Argel. Participaram cerca de 25 empresários argelinos. “A maioria dos empresários está interessada em estabelecer parcerias com o Brasil, não simplesmente importar produtos ”, destacou Ottaiano.

Segundo ele, o interesse foi demonstrado em relação a produtos como café e leite. No caso do café, um empresário argelino está disposto a montar uma torrefação local, em parceria com um brasileiro. O mesmo aconteceria com o leite que passaria a ser processado no país árabe, usando tecnologia brasileira, em parceria com outro empresário local. “Eles querem o ‘know-how’ brasileiro”, afirmou o analista.

A missão, que passou pelo Egito na semana passada, segue até o dia 4 de dezembro. Nesta quarta-feira (1), o grupo embarca para o Emirado de Ras Al Khaimah. Além de técnicos do Mapa, participam da delegação representantes de empresas e cooperativas dos setores de carnes bovina, suína e de aves e de arroz e soja.

ANBA