quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sadia embargada


O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa (Rosselkhoznadzor) decidiu suspender temporariamente as importações da carne suína de uma unidade da Sadia, no bairro de São José, em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. A decisão é válida para lotes enviados a partir do próximo dia 7. A medida foi tomada na terça-feira passada (23) e está disponível no site do órgão (www.fsvps.ru). Compras de carne de empresas da Alemanha e da França também foram suspensas.
Segundo o documento, exames de rotina identificaram substâncias proibidas e nocivas em produtos de origem animal enviados à Rússia. No caso dos suínos da unidade mineira da Sadia exportados ao país foi encontrada a bactéria Salmonella. "A decisão de liberar os lotes dependerá do controle laboratorial obrigatório", afirmou o serviço federal veterinário russo, na nota.
Procurada pela Agência Estado, a Sadia, por meio de nota, informou que não foi comunicada oficialmente sobre a suspensão e que todas as medidas necessárias para que as autoridades russas reavaliem a decisão serão tomadas pela companhia. "Além de Uberlândia, a Sadia possui outras duas fábricas habilitadas a exportar para o mercado russo, motivo pela qual não haverá qualquer tipo de impacto em suas vendas externas para aquele mercado", disse a empresa no documento, reafirmando que possui rígidos controles internos de qualidade, com produtos inspecionados pelo Ministério da Agricultura.
A Sadia hoje é uma subsidiária da BRF - Brasil Foods, porém operacionalmente ainda atua separada da BRF enquanto aguarda a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da fusão das duas companhias.
Agência Estado