quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Carne de frango: os principais importadores do Brasil no ano

Campinas, 2 de Dezembro de 2010 - Dados consolidados da SECEX/MDIC relativos às exportações brasileiras de carne de frango dos dez primeiros meses de 2010 revelam (para a receita cambial do produto in natura, exclusivamente) que os cinco principais importadores do produto permanecem na mesma posição registrada há um ano.
Isso significa dizer que o Japão, até poucos meses atrás ocupante da primeira posição, se encontra novamente na segunda posição, como em idêntico período de 2009. Mas enquanto no ano passado a Arábia Saudita – de volta ao primeiro posto – registrava receita cambial US$100 milhões superior à do Japão, em 2010 apresenta diferença inferior a US$600 mil. Não que a Arábia Saudita tenha importado menos (incremento de 21%): as compras do Japão é que aumentaram significativamente mais (acréscimo de 45%).
Mas se os cinco principais importadores permanecem nas mesmas posições de 2009, o mesmo não pode ser dito dos ocupantes do sexto ao décimo postos, pois saíram do rol Holanda, África do Sul e Cingapura (8ª, 9ª e 10ª posições, respectivamente), nele entrando Rússia (6º lugar), China (8º) e Egito (9º lugar).
O que praticamente não muda nessa relação é o índice de participação dos 10 principais compradores do frango brasileiro na receita cambial do produto in natura: entre janeiro e outubro de 2010 eles responderam por, aproximadamente, 70% da receita cambial total, 1,7 ponto percentual menos que o índice registrado no mesmo período de 2009.
Mas não só isso: com essas compras, os 10 maiores clientes da avicultura geram 2% de toda a receita cambial brasileira – um índice que ressalta sua importância para as exportações e para a própria economia brasileira.
Aliás, sozinhos, Arábia Saudita, Japão e Hong Kong geram, apenas com as compras de frango, garantiram mais de 1% da receita cambial brasileira do período. Os outros 99% foram gerados por milhares de produtos exportados pelo Brasil para mais de 150 diferentes mercados.