quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Preço do frango sobe empurrado pela alta da carne bovina e do milho

Valor das aves teve alta de quase 7,5% no último mês


Cristiano Dalcin | Porto Alegre (RS)
As festas de fim de ano costumam ser responsáveis por um aumento no consumo e no preço da carne de frango. Este ano, dois fatores contribuíram para que o setor avícola tivesse um rendimento maior antes da época esperada: a alta do milho, que elevou o custo de produção, e a valorização da carne bovina.
O aumento do consumo da carne de frango tem reflexo no Índice do Custo de Vida, calculado pelo Dieese. O item alimentação, que aumentou 1,03% em setembro, subiu mais 1, 44 pontos percentuais em outubro. O preço das aves teve alta de quase 7,5% no último mês.
Há quatro meses, o preço do frango sofre o impacto da alta do milho, que subiu de R$ 20,00 para R$ 30,00 em algumas regiões do país. De acordo com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), as correções de valores não devem acompanhar o ritmo de aumento da carne bovina.
– Houve um aumento no preço do frango vivo também e, automaticamente, todos os elos da cadeia que têm custo para produzir esta carne também devem receber o repasse deste aumento, que está sendo colocado no mercado – explica o secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.

CANAL RURAL