sexta-feira, 18 de junho de 2010

Carne com código para rastreamento chega aos supermercados

A partir de agora, clientes podem consultar informações sobre o processo de produção da mercadoria por meio de um selo impresso nas embalagens

São Paulo - Não é difícil encontrar consumidores que ficam com um pé atrás na hora de comprar carne por desconhecer a procedência do produto. Mas a partir de agora, isso pode começar a mudar. Acaba de chegar às gôndolas de oitos supermercados do Grupo Pão de Açúcar os primeiros lotes de carne bovina que contam com um QR code - espécie de código de barras de duas dimensões, único para cada produto. O selo permite a consumidores que têm smartphones com leitor 2D possam rastrear todo o processo da cadeia produtiva da carne. Para quem não dispõe de um leitor específico, é possível acessar pela internet, por meio de um código alfa numérico, as mesmas informações.
A novidade está presente na marca Taeq, exclusiva do grupo, e chega a oito lojas, sendo quatro da rede Pão de Açúcar e outras quatro do Extra, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. A etiqueta está presente em embalagens de terneiro e novilho e permite verificar todo o roteiro percorrido pelo animal, incluindo o recebimento na Central de Distribuição, até a chegada às gôndolas. O código também aponta para outras informações e até fotos do ambiente de produção.Para Wilson Roberto Barquilla, diretor comercial de carnes do Grupo Pão de Açúcar, a iniciativa é um avanço no processo de transparência com os clientes. A produção de carnes Taeq foi lançada em 2007 e conta atualmente com fornecedores de 40 fazendas integralmente rastreadas, número que deve subir para 45 até o fim do ano, segundo a empresa.As informações de rastreamento dos animais estão disponíveis desde ontem. Pela internet, o código pode ser inserido no site www.qualidadedesdeaorigem.com.br, que também traz mais informações sobre o processo de produção das mercadorias.