quinta-feira, 17 de junho de 2010

Duque de Caxias (RJ) é bicampeã na vacinação contra febre aftosa

Pelo segundo ano consecutivo o município de Duque de Caxias consegue vacinar todo seu rebanho na campanha contra a febre aftosa. Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, o bicampeonato mostra o esforço do governo municipal em preservar a área rural e cuidar da pecuária. Na primeira fase da campanha, realizada em maio, foram aplicadas mais de 12 mil vacinas. A segunda etapa acontece em novembro.

Samuel Maia explica que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido – como bovinos, suínos, caprinos e ovinos – e deve ser aplicada de seis em seis meses.

“É muito importante vacinar os animais. A Organização Internacional de Epizootias (OIE), sediada em Paris, classifica a febre aftosa como uma das doenças contagiosas mais sérias, por causa das perdas econômicas muito grandes”, alerta Samuel Maia, que já garantiu as doses para a vacinação gratuita em novembro.

A secretaria mantém à disposição dos pecuaristas um núcleo de atendimento no distrito de Xerém. Os criadores podem se dirigir a Praça Engenheiro Leão de Moura, 4, próximo a Biblioteca Municipal de Xerém, ou ligar para 2679-4292.