sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cadeia produtiva de aves cresce no Acre

Produtos de qualidade, gerando emprego e renda, que chegam à mesa do consumidor com preços competitivos e paladar adaptado ao gosto do acreano. Essa é a receita que promete agradar e fazer parte da mesa do povo do Acre. A Sabbor alimentos, indústria de embutidos de frangos que faz parte do grupo Acreaves, foi lançada na noite desta quarta-feira, 28, durante a Expoacre 2010.
A empresa nasce gerando 50 empregos e produzindo 50 toneladas de embutidos de frango ao mês. A projeção é de dobrar estes números até o final do ano.
"A Sabbor é a prova de que a Parceria Público Comunitário (PPC) dá resultados positivos. Este aqui é um investimento do Governo que começa a dar frutos. Investimos no fortalecimento da cadeia produtiva das aves, que começa com o trabalho do produtor, que tem recebido assistência para produzir com qualidade, passa pela indústria e chega ao consumidor. O lançamento da linha de embutidos é uma forma de otimizar e aumentar a produção de aves no Estado", disse o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Nilton Cosson.
Os produtos da Sabbor (mortadela, presunto, peito de frango defumado, salsichas, calabresas) chegam ao mercado com dois diferenciais que devem conquistar o consumidor acreano: temperos adaptados ao gosto do Acre, com mais pimenta, alho e uma pitada a mais de sal, e preços bem mais competitivos. Os frangos congelados, produtos que já estão no mercado, ganharam a preferência dos consumidores. "A produção não atende a demanda do Acre e os produtos são muito procurados. O preço é acessivo, as pessoas dão preferência para o que é produzido aqui, o sabor agrada mais e os saída já é bem melhor que as marcas nacionais. Temos certeza que os produtos da Sabbor também seguirão este caminho", disse o gerente da empresa responsável pela distribuição da Sabbor e da Acreaves, a Frios Vilhena, Fabrizio Zaqueo.
O produtor Gedeon Pereira, que faz parte da Agroaves, cooperativa de produtores que abastecem as indústrias de frango, está confiante no aumento da produção e já pensa em acessar um financiamento para ampliar as granjas. "Nós trabalhamos com 45 mil pintos por semana e ainda não fiz os cálculos que quanto vou precisar aumentar, mas tenho certeza que a produção vai crescer e sei que vou dar conta de pagar o empréstimo. Pra gente, a Sabbor significa mais renda, mais trabalho", disse.
Paulo Santoyo, da Acreaves, ressalta a origem dos produtos: "São produtos acreanos, feitos por acreanos e com o gosto que os acreanos aprovam. São 135 produtores, além dos funcionários da Acreaves e dos 50 novos trabalhadores que foram contratados para a indústria de embutidos. Esses números vão crescer e desde já eu agradeço a cada um que nos ajuda nesse empreendimento, que só dá certo porque há a união entre todos, produtores, funcionários, Governo do Estado".
Os produtos da Sabbor estarão disponíveis nos mercados acreanos dentro de 15 dias.