segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exportações: Rússia coloca instalações de suínos em espera

Apenas alguns meses depois de colocá-las para trás em sua lista de exportadores elegíveis norte-americanos a Rússia proibiu as importações de carne suína de Tar Smithfield Foods Heel, Carolina do Norte, e Clinton, NC, para as fábricas as razões ainda são desconhecidas.
Para o departamento de Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) disse na quarta-feira que os produtos das duas instalações de Smithfield não serão elegíveis para a exportação efetiva no dia 02 de agosto. Os certificados de exportações podem ser assinados a partir de 01 de agosto.
Courtney Heller, gerente de serviços de exportação da carne norte-americana da Export Federation, disse ao Meatingplace que as instalações foram colocados em restrição temporária ao invés de terem sido retiradas da lista, o que aparentemente significa que seria mais fácil a reintegrá-las. "USDA e USMEF estão trabalhando para determinar a razão para que possamos trabalhar para remover a restrição", disse ela.
Entretanto, uma fonte do governo disse ao Meatingplace que o USDA acredita que o problema resultou de uma interpretação errada das disposições certificado e está trabalhando com a Rússia para corrigir o problema.
Em março as duas instalações de Smithfield foram re-listadas como exportadoras elegíveis para a Rússia. As duas instalações tinham sido entre uma enorme quantidade de exportadores de carne suína norte-americana proibida pela Rússia com base naquilo que o país diz serem violações do protocolo descobertos durante uma auditoria prévia de toda a indústria.