sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reestruturação da JBS

A rede de frigoríficos JBS-Friboi estaria planejando a separação de sua subsidiária americana Pilgrim's Pride para limitar a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, na empresa, segundo a Bloomberg.

De acordo com a agência, a intenção do grupo seria combinar a processadora de frango Pilgrim's com sua própria operação americana, a JBS USA. Isso faria com que o BNDES tivesse uma participação reduzida na empresa.

Em dezembro, o banco anunciou a compra de US$ 2 bilhões de debêntures emitidas pelo JBS que poderão ser convertidas em ações da companhia se a unidade americana não fizer IPO até o fim deste ano.

Isso praticamente dobraria a participação do BNDES na empresa para mais de 30%, o que poderia ser questionado pelos investidores. Em maio, o presidente do grupo JBS, Joesley Batista, admitiu atraso nos planos e descartou o IPO para este ano, o que levaria de forma compulsória à conversão das debêntures em ações.

Entre os analistas, a hipótese da separação da Pilgrim's é pouco provável.

"O BNDES é um parceiro importante do JBS, uma iniciativa dessa seria um tiro no pé", diz Cauê Pinheiro, da SLW corretora.

Segundo a Folha apurou junto a executivos próximos à companhia, a "blindagem" dos negócios nos EUA seria apenas parcial, e a JBS não estaria interessada em "correr riscos para as futuras operações" nas quais o banco poderia auxiliar.

Em nota, a JBS informou ao mercado que a notícia da separação da Pilgrim's é "complemente infundada". Procurada pela Folha, a companhia não se pronunciou alegando período de silêncio. O BNDES também não comentou o assunto.

A aquisição de 64% da Pilgrim's aconteceu no segundo semestre de 2009 e, junto com a incorporação do frigorífico Bertin, fez da JBS o maior grupo no processamento de proteínas animais.