sexta-feira, 30 de julho de 2010

Secretário visita novo frigorífico de Rondônia

O secretário de estado da agricultura, pecuária e regularização fundiária, Francisco Evaldo de Lima, participou da inauguração do Frigorífico Minerva, em Rolim de Moura. Na oportunidade o secretário visitou as instalações e ficou satisfeito com a potencialidade do empreendimento. A fábrica inicia com abate de 750 cabeças/dia, mas tem capacidade para 1.500 cabeças/dia.
O Frigorífico Minerva pertence ao grupo Minerva, sediado em Barretos, no estado de São Paulo. O grupo é composto por sete complexos industriais que juntos, desossam até 24.800 quartos por dia, e empregam cerca de nove mil empregos diretos no país.
Inaugurado em Rolim de Moura, no último dia 26, o frigorífico já inicia propiciando ao Estado de Rondônia 800 empregos diretos, podendo chegar a 1.500. Segundo o conselheiro do Grupo, e também um dos sócios, Edvair Vilela de Queiroz, a empresa foi montada em Rolim de Moura dentro dos melhores padrões de qualidade do Brasil. “É a mais moderna do Estado”, disse.
O grupo administra 15 empresas diretas no Brasil, entre frigoríficos, fábrica de couro, tripas salgadas para embutidos, carnes congelada e biodiesel, entre outros. Para o pecuarista Ivo Narciso Cassol Junior, também presente no evento, a instalação do frigorífico no município de Rolim de Moura foi uma decisão acertada, pois vai contribuir com o crescimento não só da região, mas no estado e vai equilibrar a arroba do boi. Junior aproveitou o momento ainda, para pedir ao vice-presidente do grupo, Antônio Vilela de Queiroz, que traga para Rondônia também o curtume, pois além de melhor aproveitar o produto gerará novos empregos.
O secretário da Seagri, Francisco Evaldo de Lima ficou entusiasmado com o investimento da tecnologia em Rondônia. Segundo ele, “Rondônia é um estado promissor, em pleno desenvolvimento e as pessoas que aqui estão não são aventureiras e sim pessoas compromissadas com o desenvolvimento do estado”. Falando das potencialidades da região o secretário falou dos números que crescem no estado: “passamos de 230 mil toneladas de grãos em 2003, para quase um milhão, em 2007; empatamos com o Mato Grosso, na produtividade de soja e vamos legaliza 12 mil propriedades, através da regularização fundiária que, no futuro, poderão vir a ser cliente, fornecendo a matéria prima para o grupo Minerva”, disse.
Por fim, o secretário parabenizou os empreendedores, dizendo esperar que esse seja apena o primeiro de muitos outros que virão compor a economia do Estado