segunda-feira, 26 de julho de 2010

Carne rastreada chega ao consumidor

Com implantação de códigos é possível saber onde foi produzida e todo o caminho até o supermercado

Elaine Perassoli

A Paripassu, empresa especializada em rastreabilidade, firmou parceria com o grupo Pão de Açúcar para que os consumidores brasileiros comecem a receber carne rastreada. A origem e o caminho percorrido pelo produto pode ser conferido por meio de um selo 2D que conta com um QR code - espécie de código de barras de duas dimensões. Iniciado há cinco anos e com um investimento de R$ 500 mil, o projeto foi idealizado para toda a linha de carnes Taeq - marca exclusiva do Pão de Açúcar, resultado do cruzamento das raças nelore e rubia gallega. Quarenta fazendas e 40 mil vacas inseminadas integram o projeto e o número que deve saltar para 80 mil até 2013. A meta para 2010 é fechar o ano com um total de 2 milhões de quilos de carnes rastreadas.


O diretor comercial Giampaolo Buso explica que o consumidor já pode ter o conhecimento dos aspectos da produção do alimento que está consumindo, desde a origem, região onde foi produzido, onde foi industrializado e por onde é distribuído. "E tudo isso pode ser consultado facilmente, basta fazer a leitura pelo site www.qualidadedesdeaorigem.com.br ou www.paripassu.com.br, por meio do código do produto ou com um aplicativo para smartphones com leitor 2D. Isso é um avanço tecnológico, de segurança e qualidade alimentar".

Iniciado em 2009, o programa envolve o rastreamento de frutas, legumes e verduras convencionais e orgânicos e atinge mais de 600 pontos de venda em todo o território nacional.

Os primeiros lotes de carne bovina rastreada já estão disponíveis em oitos lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. E até o final do ano, todas as unidades da rede que comercializam a carne Taeq terão lotes de carne rastreada. "Essa parceria agrega ainda mais valor ao serviço oferecido ao consumidor. Podemos dizer que os valores da Paripassu e do Pão de Açúcar se cruzam e que esses ganhos poderão ser traduzidos pelos clientes por qualidade e respeito com os quais tratamos os seus produtos", o gerente de desenvolvimento de carne Vagner Giomo.