segunda-feira, 26 de julho de 2010

Chegou a hora do Fundeleite (Campos dos Goitacazes)

Jane Ribeiro

Criar condições propícias no campo através da capacitação do trabalhador rural, com novas técnicas de manejo, pastagem e implementação de infraestrutura para desenvolver a produção de leite e de carne. Este é o objetivo do Fundeleite, um programa especial, com linha de crédito específica para estimular a cadeia produtiva no segmento da pecuária. A boa nova para os cerca de cinco mil pequenos e médios produtores rurais de Campos já teve o aval do Conselho Gestor do Fundecam e tem sinal verde do prefeito em exercício Nelson Nahim, que se reuniu com o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo na semana passada, conheceu detalhes do programa e autorizou a implantação do mesmo.

De acordo com o presidente do Fundo, Eduardo Crespo, o projeto precisa passar pelos trâmites institucionais e, no momento, está em fase de análise jurídica na Procuradoria Geral do Município, que trata detalhadamente de observar o elenco de normas, para evitar transtornos quando na sua efetiva aplicação, a favor dos produtores rurais. Eduardo adiantou que o projeto do Fundeleite vai sair da Procuradoria, nos próximos dias, e vai ser analisado na Câmara de Vereadores, onde, devido à sua importância para desenvolver o setor, deverá ser aprovado por unanimidade.

— O Fundeleite, assim como foi o Fundecana, é um sonho porque contempla a necessidade do pequeno e médio produtor rural, que sem apoio financeiro não consegue programar sua produção. Através do Fundeleite, a Prefeitura de Campos, com recursos do Fundecam, vai dar um passo histórico no setor de pecuária deste município. Este programa vai disponibilizar recursos para, prioritariamente, fortalecer a base tecnológica da produção, trazendo novas técnicas para produzir leite e carne, tornando a atividade mais competitiva e, assim, fortalecendo a pecuária que, em Campos, carece de estímulo para retomar o crescimento e gerar mais empregos e renda no campo — ressaltou Eduardo Crespo.